Muito provavelmente você já deve ter visto uma pessoa que está entrando na área ter compartilhado que está difícil.
Ou talvez você seja essa pessoa.
Saiba que a entrada na área de tecnologia, e eu falo nesse caso especificamente com base na minha experiência, sendo em desenvolvimento e programação!
Mas creio que se estende para outros nichos também é de que sempre foi complicado para iniciantes entrar na área.
O que eu penso que talvez possa mexer com a percepção das pessoas são duas coisas:
- Maioria das vagas para pleno/sênior;
- Distorção que a pandemia deu para a área (temporariamente).
Os dois pontos acima são verdadeiros, o primeiro tendo sempre existido.
Quanto a distorção que a pandemia trouxe, eu me refiro aquele momento em que as contratações estavam nas alturas, empresas precisavam muito de pessoas, e o mais rápido possível.
Desta forma faziam diversas formas de contratação, bootcamps, treinamentos, e inclusive contratando pessoas com pouca ou quase nenhuma experiência.
É claro que se você entrou nessa época e ficou maravilhado(a) por estas facilidades, ou você que entrou por ter ouvido alguém ter lhe dito isso, deve estar pensando que estamos vivendo o apocalipse digital na área de tecnologia, certo?
Mas não, sempre foi assim, na verdade é uma característica do nosso mercado, infelizmente.
Lembro que em 2009, quando comecei, nem passou pela minha cabeça a possibilidade de entrar como júnior, o que mais a gente pensava e observava acontecendo é a busca por estágio, e depois, tendo experiências que o trabalho de estagiário te proporcionava ficava mais fácil de crescer naquela empresa ou em outra.
Durante a pandemia, como haviam muitos profissionais em transição, ou início de carreira fazendo cursos, muitos já foram contratados como profissionais júniors.
Portanto, não se desespere achando que é só com você, ou então que o mercado agora decidiu barrar a entrada de pessoas novas, não, a gente só voltou ao que ele era antes, mas com alguns agravantes, como por exemplo:
- Altas taxas de juros;
- Efeito pós pandemia prejudicando economia de vários países;
- Efeitos das guerras que estão ocorrendo;
- Pouco investimento na área.
E claro, o fato de que tem bastante gente chegando, e infelizmente algumas iludidas por vendedores de curso que vendem que a área é um lindo algodão doce, mas ela está muito mais para uma rapadura.
Afinal, pode até ser doce depois de um tempo, pra quem tá calejado na área, mas é dura pra caramba pra quem tá começando.
Se você quer ver outras opiniões sobre este assunto, este abaixo foi o tweet que compartilhei na minha conta pessoal e que bastante gente interagiu:
https://x.com/ViLourenco/status/1818752878011445379
Aos que estão começando agora!
Tudo que eu disse acima visa trazer uma visão de quem já está na área há um tempo, e tem como objetivo um olhar amplo sobre o mercado e não o resultado de um recorte específico, ou seja, da pandemia pra cá.
Portanto, continue estudando, continue tendo curiosidade por entender como as coisas funcionam, se atente muito a entender os fundamentos, pois são eles que te farão ter toda a base necessária para aprender e se adaptar as mudanças de vento que as novas tecnologias podem trazer.
Stay hungry, stay foolish.
Obrigado pela leitura até o final!
Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!
Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!
Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!